Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

Conheça o Projeto Vez e Voz formado por alunos da rede municipal de ensino


Este projeto dá oportunidade às crianças e aos adolescente de falarem e compreenderem seus direitos e deveres na sociedade

O Projeto Vez e Voz é um diagnóstico participativo da Criança e do Adolescente em parceria com o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) de Gravatá, o qual recebe recursos do Itaú Social e tem a Fábrica de Cultura como a organização executora, cujo objetivo é compreender o que as crianças e os  adolescentes têm a falar sobre os seus direitos.


No nosso cotidiano, geralmente, as perguntas são direcionadas aos adultos, pais ou responsáveis e as crianças e os adolescentes são esquecidos, deixando ser ouvidos e perdendo a oportunidade de expressarem seus pensamentos e opiniões em determinados assuntos.


Então, o Projeto Vez e Voz dá às crianças e aos adolescentes o momento e oportunizam a vez deles falarem e compreenderem sobre seus direitos e deveres, sobre o que tem acontecido, o que tem faltado, e de que forma eles podem ser cobrados.

Para esse projeto foram selecionados 20 alunos da rede municipal de ensino, entre 16 e 17 anos incompletos, que passaram por uma formação sobre os direitos fundamentais, políticas públicas, pesquisas e no dia-a-dia foram pensados diagnósticos elaborados por esses alunos.


A aluna e participante deste projeto, Jamilly Katlen, fala da sua experiência no Vez e Voz: “Eu adquiri um conhecimento muito grande no projeto, conheci coisas que eu não conhecia, fiquei sabendo de direitos meus que eu não sabia. Adquiri muito para minha vida, na questão de trabalho, de coisas que não tinha visto. Isso aqui mudou bastante minha vida, meu comportamento em várias coisas de como eu olho o mundo e como vejo as pessoas”, disse.


Para o coordenador do Projeto Vez e Voz, Alberis Luís, é bastante satisfatório e também de um nível altíssimo de aprendizado estar a frente desse projeto: “Fazer parte do Projeto Vez e Voz, para mim, é como um crescimento profissional. Estar a frente, coordenando um projeto de uma importância para o município, contribuir para as políticas públicas da infância e adolescência do município, para mim é um privilégio, é uma forma de crescimento profissional e olhar mais para o município para que possa contribuir  para a melhoria das ações, dos programas, das políticas sociais, ampliar a visão, entrar em contato com as secretarias. Então, esse projeto é uma oportunidade de estar junto das pessoas, de conhecer a realidade local e assim, levar para toda rede de garantia de direitos quais as necessidades das crianças e adolescentes".


As reuniões acontecem de segunda à quarta-feira com a presença e participação do coordenador do Vez e Voz, Alberis Luís, e dos facilitadores Josefa Silva, que também é pedagoga e integrante da Pro Ludus, e Wellington Lúcio, professor e integrante da Fábrica de Cultura no Grupo de Apoio aos Meninos de Rua (GAMR) localizado na Rua do Cruzeiro, 380.

Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

28)12)21 INFLUENZA A (H3N2) Pernambuco confirma circulação comunitária da influenza A (H3N2) e o Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), liberou nesta terça-feira (28), para o Município de Gravatá, o resultado de análise de 03 amostras que deram negativas para Covid-19, mas que positivaram para Influenza A. Dos casos, dois são do sexo masculino, na faixa etária de 60 a 80 anos, sendo um caso leve, já recuperado, e outro hospitalizado. O outro caso confirmado laboratorialmente é do sexo feminino, da faixa etária de 40 a 50 anos, com sintomas leves.   A Prefeitura de Gravatá, por meio da secretaria de saúde, continua com a realização de testes em massa para Covid-19 e, reforça mais uma vez, a importância do uso de máscaras corretamente para evitar mais contaminações, além do isolamento se tiver sintomas de gripe. Cada cidadão com consciência, fazendo sua parte, para continuarmos salvando vidas. Gravatá, 28 de dezembro de 2021.

Educação no Brasil

Postado em 01/09/22 Espera-se que a educação no Brasil resolva, sozinha, os problemas sociais do país. No entanto, é preciso primeiro melhorar a formação dos docentes, visto que o desenvolvimento dos professores implica no desenvolvimento dos alunos e da escola. "Ao propor uma reflexão sobre a educação brasileira, vale lembrar que só em meados do século XX o processo de expansão da escolarização básica no país começou, e que o seu crescimento, em termos de rede pública de ensino, se deu no fim dos anos 1970 e início dos anos 1980." "Com isso posto, podemos nos voltar aos dados nacionais:" "O Brasil ocupa o 53º lugar em educação, entre 65 países avaliados (PISA). Mesmo com o programa social que incentivou a matrícula de 98% de crianças entre 6 e 12 anos, 731 mil crianças ainda estão fora da escola (IBGE). O analfabetismo funcional de pessoas entre 15 e 64 anos foi registrado em 28% no ano de 2009 (IBOPE); 34% dos alunos que chegam ao 5º a

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193