Intuito desta reunião é a flexibilização do funcionamento de bares e restaurantes, principalmente, nos finais de semana
Na terça-feira (13), o prefeito Padre Joselito esteve reunido com representantes do segmentos gastronômicos do município que vieram pedir ao gestor a flexibilização do decreto para que seus estabelecimentos tenham ampliação no horário de funcionamento, principalmente nos finais de semana.
Estiveram na reunião o secretário de Governo, Júnior de Paulo, o secretário de Desenvolvimento Econômico, João Paulo, o procurador municipal, Marllon Lima, o secretário de Saúde, Dr. Edson Gomes e executivo da pasta, Frailan Mota, o secretário de Segurança e Defesa Civil, Gilmar Oliveira, o comandante da Guarda, André Paiva, e os donos de bares e restaurantes Aldo Silva, José Wilton (Mozinho) e Giselly Felix.
Durante a reunião, foi pontuado a importância da gastronomia para Gravatá, a necessidade de ampliar os horários de funcionamento já que reflete na economia local, e flexibilização do decreto.
Aldo José, dono do restaurante Cantina La Massa, fala como foi a reunião com o prefeito: “Primeiro quero agradecer ao secretário Júnior de Paulo por ter flexibilizado nossa reunião e também ao prefeito por ter nos recebido. Nossa reivindicação é a flexibilização do horário para às 22h. Foi explicado, da parte jurídica, que não é uma decisão do município e sim do governo estadual. Então, não nos resta outra coisa a não ser aguardar para que se torne um pouco flexível mediante o governo e agradecer a todos que favoreceram esse nosso encontro junto ao prefeito e todos os órgão que poderiam nos explicar tudo isso”.
O Procurador Municipal, Marllon Lima, explica o pedido da flexibilização dos segmentos e o que pode ser feito no momento: “A reunião teve o intuito de informar os donos dos restaurantes e bares as medidas que a Prefeitura vem tomando no sentido de tentar amenizar a situação que eles estão enfrentando. Existe um decreto estadual que tem que ser seguido, o prefeito padre Joselito, anteriormente ao próprio decreto já tinha enviado uma solicitação à procuradoria sobre a possibilidade de estender o horário. Infelizmente isso não é possível diante do cenário da pandemia, mas a Prefeitura mais uma vez se coloca através do diálogo e à disposição de toda população de Gravatá”, explicou.
Já o secretário de Desenvolvimento Econômico, João Paulo, ressalta a importância da reunião com os representantes do setor gastronômico: “Nos reunimos, hoje, juntamente com o prefeito e representantes do setor gastronômico para que possamos solicitar ao Governo do Estado uma adequação do funcionamento desse segmento. Gravatá necessita de um olhar especial, adequando o horário de funcionamento dentro das normas de restrição referente às questões de segurança sanitária contra a COVID-19”.
O prefeito, Padre Joselito, falou sobre o encontro: “Hoje recebi o segmento de gastronomia trazendo uma reivindicação da possibilidade de aumentar o tempo em que o estabelecimento deverá ficar aberto. No momento, estão de segunda a sexta-feira com o fechamento às 20h e sábado e domingo às 17h. Eles reivindicam que sábado e domingo, se poderia, estender até às 20h ou 21h. Há um decreto estadual, inclusive impedindo qualquer tipo de flexibilização. O importante é receber o segmento, ouvir, acolher toda demanda, toda preocupação e cabe a gestão verificar aquilo que é de fato é possível dentro da lei. O importante para nós é que haja uma colaboração de cada pessoa para que essa situação, que prejudica a todos, ela possa passar e possamos voltar a normalidade das coisas. É isso que desejamos”.
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Anderson Souza (SECOM)
Comentários
Postar um comentário