Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

FACEBOOK E INSTAGRAM PASSAM A SINALIZAR NOTÍCIAS FALSAS EM POSTS E STORIES.

Fonte: DP.
Mark Zuckerberg parece cada vez mais empenhado no combate à propagação de notícias falsas. O proprietário do Facebook e do Instagram anunciou nessa segunda-feira (21) que fotos e vídeos com informações inverídicas publicados nas duas redes serão marcados com a etiqueta de "fake news". O rótulo virá acompanhado de links de agências de checagem, que explicarão por que o material não merece crédito. O comunicado foi divulgado blog oficial do Facebook. 

O Instagram ganhou ainda um recurso semelhante ao já utilizado no Facebook para conter a distribuição de dados falsos. Sempre que o usuário tentar compartilhar esse tipo de material, vai se deparar com um pop-up alertando para o fato de que a autenticidade do post é duvidosa. 

Paralelamente às indicações mais claras de conteúdo enganoso, a equipe de Zuckerberg também vai restringir a distribuição desses posts, para evitar que eles viralizem. "Em muitos países, incluindo os EUA, se tivermos sinais de que um conteúdo é falso, vamos reduzir temporariamente sua distribuição enquanto a verificação por uma agência de checagem de fatos parceira é feita", diz o texto do comunicado.

Páginas e perfis de veículos de imprensa também estão na mira do novo pacote de medidas. A partir de novembro, jornais "total ou parcialmente sob o controle editorial de governos" serão rotulados como "mídia controlada pelo Estado".

Eleições seguras

A pouco mais de um ano das eleições presidenciais dos Estados Unidos - marcadas para 3 novembro de 2020 - o Facebook lançou uma extensa lista de diretrizes voltadas à propagação segura de informações durante processos eleitorais. Entre elas, está o Facebook Protect, criado para proteger com mais eficácia as contas de candidatos nas eleições de invasões e ataques de hackers. 

Outra ferramenta, ainda restrita às eleições americanas, permitirá que os usuários acompanhem os gastos dos candidatos com a promoção de posts no Facebook de maneira detalhada. Entre os dados disponibilizados à consulta pública estão gastos estaduais e regionais, além de pesquisa por dados de publicidade. Anúncios que desestimulem a participação no pleito estão proibidos.

As novidades vêm na esteira da publicação do segundo relatório do Comitê de Inteligência do Senado dos EUA, há menos de quinze dias. O documento, que traz os resultados de uma investigação sobre a interferência das redes sociais nas eleições de 2016, classifica o Instagram como ferramenta mais efetiva usada nas campanhas virtuais. 

As mudanças soam ainda como uma resposta à insatisfação da comunidade virtual com recebe decisão de Zuckerberg de não submeter propagandas políticas às agências de checagem de fatos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Servidores municipais recebem esclarecimentos sobre novas regras previdenciárias

Postado em 02/09/22   Encontro foi promovido pelo Instituto Previdenciário dos Servidores Municipais de Gravatá - IPSEG   A Prefeitura de Gravatá, por meio do Instituto Previdenciário dos Servidores Municipais de Gravatá - IPSEG, reuniu, no auditório da Secretaria de Educação, na quinta (01), os funcionários públicos da cidade para esclarecer as novas regras da previdência social, válidas a partir da implementação da Emenda Constitucional 103/2019.    Osório Chalegre, assessor jurídico do IPSEG, foi convidado para conversar sobre as regras permanentes e as regras de transição.    Na apresentação, foi falado sobre os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), tempo de contribuição, aposentadoria por idade e da pessoa com deficiência, além de resposta de dúvidas dos servidores.    Uma das servidoras do município que estava presente foi a professora Rosiane Silva de Souza. Ela considerou que “essas ...

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes...

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A al...