Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

AÉCIO ISOLADO NO PARTIDO


Senador vem sendo pressionado por aliados a não tentar se reeleger, mesmo tendo chances de obter uma das vagas do Senado em Minas.

Com a proximidade das eleições, o senador Aécio Neves (PSDB) vem sendo pressionado por aliados a não tentar se reeleger, mesmo tendo chances de obter uma das vagas do Senado em Minas, estado em que alcançou 92% de aprovação quando deixou o governo, em 2010.

Um dos nomes de maior projeção do PSDB, Aécio tornou-se um político isolado e cuja incerteza sobre o futuro deixa aliados apreensivos.

Desde que foi divulgada gravação em que pede R$ 2 milhões ao empresário Joesley Batista, da JBS, o mineiro, que quase chegou à Presidência em 2014, passou a ser um problema para seu partido.

Tucanos temem que sua presença na chapa majoritária, mesmo que ele tenha um eleitorado cativo, traga dificuldades para o senador Antonio Anastásia (PSDB-MG) chegar novamente ao comando do estado.

Ironicamente, foi pelas mãos de Aécio que Anastasia, então seu vice, foi eleito governador pela primeira vez, há oito anos.

Para o presidente do PSDB-MG, deputado Domingos Sávio, o eleitor de Aécio votará em Anastasia independentemente da posição em que ele se colocar nas eleições.

Para o deputado, portanto, ceder a vaga a outro partido pode fortalecer a aliança e trazer mais votos para o candidato ao governo do estado.

“Quando foi definida a candidatura ao governo de Minas, ele [Aécio] deu uma demonstração de que estaria inclusive disposto a algum sacrifício em prol da eleição do Anastasia”, disse o deputado, ponderando que a decisão final caberá ao próprio Aécio.

A tese de que uma chapa sem Aécio é mais forte é compartilhada pelo secretário-geral do partido, deputado Marcus Pestana. Para ele, o PSDB “poderia ter a generosidade” de não disputar essas vagas ao Senado em Minas.

A formação da chapa ainda está em processo de negociação. Para uma das vagas ao Senado, tende a ser oficializado o ex-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais Dinis Pinheiro (SD).

Entre os possíveis nomes para a segunda vaga, estão o jornalista Carlos Viana (PHS) e o deputado federal Rodrigo Pacheco (DEM). O posto de vice ficará com o deputado federal Marcos Montes (PSD).

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) nega que Pacheco tenha intenção de disputar o Senado. “Pacheco é candidato [ao governo]. Qualquer outra coisa é fofoca”, disse à Folha.

Integrantes da campanha presidencial de Geraldo Alckmin (PSDB-SP) procuram minimizar o desgaste que Aécio poderia impor à candidatura tucana ao Planalto.

“Tenho muito respeito pela história dele. Foi um ótimo governador, ajudou todos nós como presidente do partido e agora está cuidando da defesa dele”, diz o coordenador político da campanha de Alckmin, o ex-governador de Goiás Marconi Perillo.

Em nota, a assessoria de Aécio disse que ele mantém conversas com lideranças do PSDB para definir sua atuação nas eleições. “A prioridade do senador Aécio continua sendo a construção de entendimentos para ampliar alianças em torno da candidatura do PSDB ao governo do estado.”

Folha de S. Paulo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Servidores municipais recebem esclarecimentos sobre novas regras previdenciárias

Postado em 02/09/22   Encontro foi promovido pelo Instituto Previdenciário dos Servidores Municipais de Gravatá - IPSEG   A Prefeitura de Gravatá, por meio do Instituto Previdenciário dos Servidores Municipais de Gravatá - IPSEG, reuniu, no auditório da Secretaria de Educação, na quinta (01), os funcionários públicos da cidade para esclarecer as novas regras da previdência social, válidas a partir da implementação da Emenda Constitucional 103/2019.    Osório Chalegre, assessor jurídico do IPSEG, foi convidado para conversar sobre as regras permanentes e as regras de transição.    Na apresentação, foi falado sobre os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), tempo de contribuição, aposentadoria por idade e da pessoa com deficiência, além de resposta de dúvidas dos servidores.    Uma das servidoras do município que estava presente foi a professora Rosiane Silva de Souza. Ela considerou que “essas ...

OUTUBRO ROSA

Postado em 04 de outubro de 2023 Inteligência Artificial e rastreamento personalizado são os novos aliados no combate ao câncer de mama   O combate ao câncer de mama ganhou uma poderosa aliada: a inteligência artificial. É uma notícia alentadora em meio ao crescimento de taxas de câncer de mama em países como o Brasil e surge como reforço ao movimento internacional Outubro Rosa. Nenhuma tecnologia substitui o cuidado humanizado com a saúde da mulher, mas especialistas destacam que a Inteligência Artificial (IA) tem feito grande diferença na rotina diagnóstica, ajudando a melhorar a qualidade das imagens e apontando achados sutis que podem mostrar o câncer em estágios iniciais. O indicativo é que a IA pode contribuir a partir dos algoritmos de “deep learning”, com o objetivo de potencializar o aprendizado de máquinas, utilizando técnicas avançadas que empregam um raciocínio similar ao ser humano, fazendo com que as máquinas aprendam padrões por meio das redes...

Fortes chuvas

Postado em 25/05/22 Alepe suspende trabalhos presenciais, mas mantém expediente remoto A Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu suspender o expediente presencial nesta quarta-feira (25/05) em virtude das fortes chuvas que atingem o Recife e a Região Metropolitana do Estado. As atividades administrativas, no entanto, estão mantidas de forma remota para não comprometer a gestão da Casa.  “Diante dos riscos que a chuva traz com alagamentos e outros transtornos, a prioridade deve ser a segurança. Temos condições de manter as atividades de forma remota, preservando a integridade dos servidores e seguindo com nossas tarefas no Legislativo”, informou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB).  As reuniões das comissões, assim como a sessão plenária, previstas para esta quarta, serão retomadas na próxima semana. Para amanhã, a biblioteca da Alepe promove mais uma edição do “Clube da Leitura” com debate sobre a obra de Michel A. Singer: “A al...