Governador Paulo Câmara autorizou, nesta quarta-feira, o início das obras do empreendimento hídrico, que contará com um aporte de R$ 10 milhões.
“Estamos aqui assinando uma ordem de serviço, de uma obra de 10 milhões de reais, que vai trazer água, tanto para Caetés quanto para Capoeiras, a partir dessa adutora que estamos construindo. E com a certeza de que nós estamos enfrentando os problemas hídricos de Pernambuco com obras, projetos e, acima de tudo, com a capacidade de fazer parcerias. Tenho certeza de que foram anos muito difíceis de seca, mas nós investimos, priorizamos a água e estamos tirando do papel obras que há muito tempo os prefeitos da região esperam. Então, eu tenho certeza de que, daqui a seis meses, nós vamos voltar aqui para inaugurar essa obra, certos de que as pessoas vão ter muito mais qualidade de vida com a garantia de que vão ter água em suas torneiras", frisou o Governador.
O presidente da Compesa, Roberto Tavares, destacou a importância do novo equipamento para a melhoria da qualidade de vida da população local e detalhou a obra. “Uma adutora de 28 quilômetros de tubulações, com capacidade para transportar 25 litros por segundo, que vai trazer agua tratada de Garanhuns para abastecer as cidades de Capoeiras e Caetés. Uma obra que vai mudar a realidade dessa região, que não vai mas depender da barragem do Bujão", explicou. O prazo para conclusão das obras é de seis meses.
AGRICULTURA FAMILIAR – Os 225 kits entregues no município de Caetés fazem parte de um total de 15.500 kits que estão sendo entregues, em 2018, para 87 municípios pernambucanos. Ao todo, o Programa Segunda Água (Cisternas Calçadão), financiado com recursos do Governo Federal, via Ministério de Desenvolvimento Social, está investindo R$ 22 milhões nesta ação. Cada kit de produção de forragem animal contém, a escolher: Kit Roçadeira (uma roçadeira semi-florestal com 3 itens acessórios, de corte de arbustos, capineira e roço; uma bota e um óculos de proteção) ou Kit Forrageira (uma forrageira com cabo de extensão elétrico de 10 metros). "Mais uma importante entrega que o governador faz questão de acompanhar porque entende a importância dessa ação para o desenvolvimento da nossa agricultura familiar", destacou o secretário estadual de Agricultura e Reforma Agrária, Wellington Batista.
Uma das agricultoras beneficiadas foi Morgana Costa, que também é presidente da Associação do Sítio Quitonga. Moradora da Zona Rural, ela falou o que muda na sua vida a partir de agora. “É muito importante para o município, principalmente as ações de água, porque temos muita falta de água aqui e essa adutora vai melhorar, e muito, o nosso abastecimento. Também é importante o caráter produtivo para os agricultores, na questão da forrageira, que é o que faz a alimentação para os animais e também a roçadeira, que faz a capinação do mato do campo. Vai mudar muita coisa na vida da gente, principalmente na parte de criação de animais e também da alimentação deles. Ter água na torneira é muito bom para todos nós”, declarou.
O anfitrião, o prefeito Armando Duarte, agradeceu a parceria com o Governo do Estado e se comprometeu a continuar empenhado na busca do desenvolvimento do povo de Caetés. "Eu tenho certeza que com essa obra que chega para o nosso município vai fazer a diferença na vida do nosso povo. Eu quero também agradecer ao nosso secretário de agricultura, que está trazendo 225 kits para a nossa agricultura familiar. É um ato de muita importância. A prefeitura continua fazendo um trabalho junto com uma equipe competente, para que a gente possa cada dia mais se orgulhar e dizer: 'eu sou e moro em Caetés'”, ressaltou o gestor. O mesmo sentimento foi compartilhado pela prefeita de Capoeiras, Neide Reino, cidade que também será atendida pelo sistema adutor. "A gente sabe o que é sofrer com a falta de água, então fico muito feliz em poder levar essa notícia para a população de Capoeiras", disse.
Estiveram presente também na ocasião os deputados estaduais Marcantonio Dourado e Claudiano Filho; os prefeitos Expedito Nogueira (Calçado), Beta Cadengue (Brejão), Antônio Souza (Iati), Ednaldo Peixoto (Jucati), Marcos Patriota (Jupi), Débora Almeida (São Bendo do Una), Marcelo Neves (Palmeirina)e Valdir do Leite (Paranatama); além do vice-prefeito de Caetés, Severino Gordo; os ex-prefeitos Sandoval Cadengue, de Brejão, e Lindolfo Almeida, de Caetés; o presidente da Câmara Municipal de Caetés, o vereador Irmão Naldinho; o diretor regional do interior da Compesa, Marconi Azevedo; e o diretor de Articulação e Meio Ambiente da Compesa, Aldo Santos.
Pernambuco Governo do Estado
Comentários
Postar um comentário