Pular para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade
Seu Verão também é aqui

SERVIDORA DO INSS FALSIFICAVA VÍNCULOS ENTRE MORTOS E BENEFICIÁRIOS PARA FORJAR PENSÕES EM PERNAMBUCO, DIZ PF.

Documentos apreendidos durante a operação de combate a fraudes no INSS, no Recife (Foto: PF/Divulgação)

A servidora pública investigada pela Polícia Federal (PF) na “Operação Calabarismo”, deflagrada nesta segunda-feira (2) no Grande Recife, é suspeita de falsificar certidões e contratos de união estável entre beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que faleceram para conceder pensões pós-morte irregularmente.

Segundo a corporação, ela inseria dados falsos no sistema de concessão de benefícios do instituto quando verificava que os mortos não tinham dependentes. A polícia ainda não tem o número exato de pessoas que foram beneficiadas pela organização criminosa.

Delegado Orlando Neves integra equipe da Polícia Federal em Pernambuco (Foto: Pedro Alves/G1)


De acordo com o delegado Orlando Neves, os benefícios investigados são relativos aos anos de 2014 e 2015. As 17 pessoas alvos de mandados de intimação, nos bairros do Pina e da Iputinga, na Zona Oeste e em Camaragibe, no Grande Recife, tiveram as pensões canceladas após procedimento instaurado pelo próprio instituto, no início das investigações.

"Os beneficiários sequer conheciam as pessoas de quem ‘herdavam’ os benefícios. No sistema do INSS, quando algum beneficiário morria e não deixava dependentes, a servidora forjava um vínculo, seja de filho ou de companheiro. O mais fácil era falsificar contrato de união estável, por exemplo”, disse Orlando.

Foram emitidos cinco mandados de busca e apreensão e 17 mandados de intimação. A servidora do INSS, lotada na agência do instituto no Pina, na Zona Sul do Recife, havia sido suspensa e, na Operação Calabarismo, foi afastada das atividades e pode ser presa, caso haja comprovação das fraudes ao fim do inquérito policial.

A "Operação Calabarismo" foi deflagrada pela Polícia Federal (PF) nesta segunda-feira (2), para combater fraudes na concessão de pensões pelo INSS. São investigados crimes como estelionato contra entidade de direito público e inserção de dados falsos em sistema de informações, cujas penas, somadas, ultrapassam 17 anos de reclusão.

Operação Tabocas

No dia 26 de março, foi deflagrada a “Operação Tabocas”, contra uma servidora do INSS em Vitória de Santo Antão, na Mata Norte do estado, e integrantes de uma quadrilha que agiam de forma parecida com a organização investigada nesta segunda. De acordo com a corporação, a mulher possui imóveis em nomes de filhos e parentes, com uma renda que não condiz com o patrimônio.

Segundo o delegado Renato Madsen, da Delegacia Regional de Investigação ao Crime Organizado, a quadrilha investigada atuava em três instâncias. A primeira era por servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), responsáveis por inserir dados falsos para concessão dos benefícios.

A segunda instância se dava por intermediários, que levantavam os dados e mediavam o contato entre os servidores e os beneficiários e, por fim, os próprios beneficiários, que davam parte do valor concedido à organização criminosa.

Comentários

Prefeitura de Gravatá

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

28)12)21 INFLUENZA A (H3N2) Pernambuco confirma circulação comunitária da influenza A (H3N2) e o Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), liberou nesta terça-feira (28), para o Município de Gravatá, o resultado de análise de 03 amostras que deram negativas para Covid-19, mas que positivaram para Influenza A. Dos casos, dois são do sexo masculino, na faixa etária de 60 a 80 anos, sendo um caso leve, já recuperado, e outro hospitalizado. O outro caso confirmado laboratorialmente é do sexo feminino, da faixa etária de 40 a 50 anos, com sintomas leves.   A Prefeitura de Gravatá, por meio da secretaria de saúde, continua com a realização de testes em massa para Covid-19 e, reforça mais uma vez, a importância do uso de máscaras corretamente para evitar mais contaminações, além do isolamento se tiver sintomas de gripe. Cada cidadão com consciência, fazendo sua parte, para continuarmos salvando vidas. Gravatá, 28 de dezembro de 2021.

Educação no Brasil

Postado em 01/09/22 Espera-se que a educação no Brasil resolva, sozinha, os problemas sociais do país. No entanto, é preciso primeiro melhorar a formação dos docentes, visto que o desenvolvimento dos professores implica no desenvolvimento dos alunos e da escola. "Ao propor uma reflexão sobre a educação brasileira, vale lembrar que só em meados do século XX o processo de expansão da escolarização básica no país começou, e que o seu crescimento, em termos de rede pública de ensino, se deu no fim dos anos 1970 e início dos anos 1980." "Com isso posto, podemos nos voltar aos dados nacionais:" "O Brasil ocupa o 53º lugar em educação, entre 65 países avaliados (PISA). Mesmo com o programa social que incentivou a matrícula de 98% de crianças entre 6 e 12 anos, 731 mil crianças ainda estão fora da escola (IBGE). O analfabetismo funcional de pessoas entre 15 e 64 anos foi registrado em 28% no ano de 2009 (IBOPE); 34% dos alunos que chegam ao 5º a

Atenção!

Postado em 19/04/23 A Prefeitura de Gravatá informa que na manhã desta quarta-feira (19), um jacaré foi capturado na Rua Quintino Bocaíuva, próximo ao Rio Ipojuca. A equipe da Guarda Municipal passava no local quando foi comunicada e, ao isolar o local, acionou o Corpo de Bombeiros para a captura do animal. Alertamos a todos que se avistarem algum animal selvagem, não se aproximem e acionem imediatamente a equipe da Defesa Civil, Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros para realizar a captura. Mantenha-se seguro e alerta em sua comunidade, e sempre comunique às autoridades caso observe algum animal que possa representar um risco. Juntos, podemos manter nossa cidade segura! Gravatá, 19 de abril de 2023. - Defesa Civil e Guarda Municipal 0800 000 1379 - Bombeiros Militar 193